Mercado discute a autorregulamentação do jornalismo

15 de Maio de 2010

A revogação da Lei de Imprensa, em abril de 2009, impôs um tema no centro da pauta dos jornalistas e das empresas de mídia: a autorregulamentação de suas atividades. Os principais debates da 5ª Conferência Legislativa sobre Liberdade de Imprensa, no último dia 04, expuseram reflexões de expoentes do setor sobre o tema.

Realizada em comemoração ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa pela Câmara dos Deputados em parceria com a Associação Nacional dos Jornais (ANJ), o evento teve como tema “Mídia e Democracia Representativa” e contou com a participação de jornalistas e deputados.

Sidnei Basile, vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Abril e vice-presidente do Comitê de Liberdade de Imprensa da Sociedade Interamericana de Imprensa para o Brasil, deu o tom da discussão ao afirmar que o julgamento da Lei de Imprensa pelo Supremo Tribunal Federal equivaleu a um grande convite à autorregulação de nosso setor. “Não há outro jeito”, disse. “Temos um encontro marcado com a autorregulação, ainda que não tenhamos aceito plenamente esse convite. Tão mais tortuoso e torturado será o nosso caminho quanto por mais tempo adiarmos essa convergência da imprensa com seu destino”. Suas declarações repercutiram e foram reproduzidas nas edições dos principais jornais brasileiros.

Eugênio Bucci, ex-presidente da Radiobrás, jornalista e professor da USP,  concordou com o diagnóstico. “Se a imprensa quer melhorar, quer elevar sua credibilidade e atrair mais público, a autorregulação é seu próximo desafio. A razão é muito simples. A nossa experiência democrática já cuidou de demonstrar exaustivamente que leis não melhoram jornalismo nenhum. Só quem melhora a imprensa é a sociedade (em diálogo com seus jornais), independentemente do Estado”.

A discussão interessa a todos os profissionais de comunicação e vem despertando bons debates também no mundo digital. Veja a reprodução do Estado de S.Paulo, em 6/5/2010,  no portal Observatório da Imprensa (http://observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=588IMQ011).

O portal  e o site da ANJ (http://www.anj.org.br) trazem cobertura e opiniões sobre o assunto. Participe!